Motivos de Choro
Quando um bebezinho nasce fica perdido. Estava acostumado dentro da mamãe, sempre acolhido e sem grandes incômodos ou problemas. A comida chegava fácil e ele não tinha porque chorar.
Ao nascer seu aparelho gastro-intestinal será ativado, quando estiver vazio, o bebê sentirá fome e aí irá chorar. Porém o choro pode ser por outros motivos, por isso a mamãe precisa ficar atenta.
Talvez esteja se sentindo só ou com medo. Pode ser que ele esteja com
assadura, que a fralda esteja somente suja ou apertada; cansaço de estar na mesma posição, frio, calor, vontade de arrotar ou começo de dorzinha de barriga.Caso seja
cólica, muito comum até os três meses em função de seu intestino não estar completamente formado, o choro é muito parecido com o de fome, que se inicia com resmungo e vai crescendo.Se for uma dor aguda ou susto, o choro inicia de repente. Mal estar, dor de pequena intensidade ou generalizada provocarão um chorinho enjoado, como um lamento.
Não ofereça leite sem antes verificar estes itens, você pode contribuir para agravar o problema ou torná-lo um adulto obeso, pois achará que todos os seus problemas serão resolvidos através da alimentação. Pode também associar o alimento com situações desagradáveis e desenvolver uma anorexia nervosa (rejeição ao alimento).
Lembre-se que a digestão do bebê se completa, aproximadamente, em duas horas e meia após a mamada, só aí ele realmente estará sentindo fome. Alguns bebês são mais preguiçosos e podem demorar até 4 horas para sentir fome novamente.
Quando for realmente fome, estimule seu bebê a mamar os dois peitos. Caso ele durma, acorde-o fazendo carícias em seu corpinho, conversando com ele, enfim calmamente utilize a criatividade para que ele seque os dois peitos.
*Bolsista de iniciação científica da FAPESP