Métodos anticoncepcionais definitivos
É um método permanente e que geralmente é escolhido por homens e mulheres por volta dos 40-50 anos. A esterilização cirúrgica nos homens é chamada de vasectomia, e nas mulheres de ligadura de trompas, ou ligadura tubária.
É a secção dos canais deferentes. Isso é feito através de uma pequena incisão no cordão espermático e, conseqüente separação do canal deferente. Com isso, o caminho que o espermatozóide iria cruzar, saindo do testículo, até a uretra; é cortado, impossibilitando assim a concepção.
Para que se tenha uma total eficácia, o casal deve usar outros tipos de métodos anticoncepcionais até que a contagem de espermatozóides seja negativa. Isso acontece porque, para haver uma total limpeza de espermatozóides do trajeto, é necessário, pelo menos, de 10 ejaculações.
Este método não diminui a "masculinidade" do homem, não tornando-o impotente, apesar de muitos homens terem medo de isso acontecer.
É a ligação ou seccionamento da Trompas de Falópio, impedindo o acesso do óvulo à fecundação.
Geralmente é feito após o parto, por escolha das mulheres, que aproveitam já estarem internadas e tendo possibilidade de deixar a criança, que fica sob os cuidados do hospital nos primeiros dias.
É um método permanente e que pode causar arrependimento para mulheres, posteriormente. Apesar de já existir microcirurgias em que as trompas são "re-ligadas", na maiorias dos casos, a gravidez acaba não acontecendo.