Métodos anticoncepcionais naturais
Os métodos do planejamento natural se baseiam no fato de a mulher
ter apenas alguns dias férteis no seu ciclo menstrual, o chamado
período fértil ou perigoso.
O principal objetivo é conhecer o dia da ovulação para que a mulher possa determinar, ao certo, qual é o período fértil.
Para utilizar tal método a mulher precisa registrar de 6 a 12 ciclos consecutivos. O cálculo é feito matematicamente, baseado no fato da ovulação acontecer por volta do 14o-15o dia antes do começo da menstruação.
A partir daí é só calcular, levando-se em conta que a fase fértil começa no 18o dia antes de acabar o menor ciclo e vai até o 11o dia antes de acabar o maior ciclo:
Durante esta fase, a mulher deve abster-se de ter relações sexuais para não haver a concepção.
O risco é que nenhuma mulher sabe ao certo se seu ciclo irá permanecer o mesmo, uma vez que este é modificado por emoções, sentimentos e doenças.
Temperatura corporal basal
A base deste método é um gráfico da temperatura que mostra o dia da ovulação e consequentemente o período seguro.
A temperatura (de preferência, retal ou vaginal, deixando-se o termômetro no local pelo menos 5 minutos) deve ser tomada logo de manhã, antes de qualquer atividade. Uma queda na temperatura ocorre 24-36h após a ovulação; um aumento de cerca de 0,5 graus Celsius ocorre um-dois dias após a ovulação e continua por todo o restante do ciclo. O terceiro dia após o aumento marca o final do período fértil (BENSON, 1976). Porém, a elevação da temperatura pode ser também devido a doença, distúrbio emocional.
O método da temperatura basal não é capaz de prever a ovulação, mas mostra qual é o período seguro, através do aumento da temperatura.
Para evitar a concepção, a mulher deve se abster de relações sexuais, por três dias consecutivos em que veja que a temperatura está elevada.
Método da ovulação (ou
método de Billings)
Este método é semelhante ao da temperatura corporal basal, mas neste caso são observadas as alterações do muco cervical.
Na época da ovulação, o muco aumenta de quantidade, e consequentemente há uma umidificação e lubrificação da vagina, que se torna mais escorregadia, possibilitando sua distensão sem ruptura. O muco se torna menos espesso, com consistência de clara de ovo.
A consistência do muco, após a ovulação, fica mais espessa, devido à ação da progesterona. Irá, também, diminuir a quantidade de muco.
A mulher irá observar a quantidade de umidade nos pequenos lábios e na vagina, vendo a distensão do muco entre dois dedos.
Após observar durante um ciclo (ou mais) a mulher começará a diferenciar os tipos de muco e, assim, conseguirá definir a fase fértil e a fase proliferativa. A abstinência é necessária durante o primeiro ciclo inteiro, que é quando a mulher está conhecendo os diferentes tipos de muco. Quando a mulher é capaz de identificar os diferentes tipos de muco e a época da ovulação, deve-se evitar relações sexuais durante o período fértil de cada ciclo (três dias após o dia do pico, quando o muco atinge a sua distensão máxima) e nos dias alternados na fase proliferativa.
A amamentação ao seio não é um método anticoncepcional que pode ser mantido por longo tempo, mas sua explicação está no fato de que havendo a sucção do mamilo, terá, também, uma inibição da secreção de gonadotrofinas.
O efeito anticoncepcional é maior nos primeiros seis meses, quando a criança é alimentada exclusivamente pelo peito, e quando a mãe dá o peito sempre que a criança sente vontade (à livre demanda). Quando isto acontece, não há a ovulação, e este método torna-se tão eficaz quanto qualquer outro método natural. Não deve ser adotado como método exclusivo quando a mulher volta a menstruar.
Método sintotérmico
Para que este método possa ser realizado é necessário que haja uma responsabilidade conjunta do casal, pois tanto a mulher quanto o homem deverão estar atentos as modificações que ocorrem no organismo feminino. Deve-se observar a consistência e dilatação do colo uterino, manchas sangüíneas, variações na libido, edema da vulva; além dos tradicionais temperatura, dias do ciclo e muco.
Com todas estas observações é possível determinar o período fértil da mulher, onde ela terá que se abster de relações sexuais.