Hormônios da gravidez
 

Gonadotrofina coriônica humana

É um hormônio produzido só na gravidez. Ele concede uma imunossupressão à mulher, para que ela não rejeite o ovo. A sua principal importância é manter o corpo lúteo (produz progesterona e estrogênio). Estimula a produção de testosterona para o testículo fetal, importante para a diferenciação sexual.

 
Hormônio lactogênio placentário humano

Tem uma ação parecida com a do hormônio do crescimento. Ele ajuda no crescimento fetal, pois proporciona maior quantidade de glicose e de nutrientes para o bebê intra-útero.

 
Hormônio melanotrófico

Atua nos melanócitos para liberação de melanina, aumentando a pigmentação da aréola, abdomên e face.
 

Aldosterona

Mantém o equilíbrio de sódio, pois a progesterona estimula a eliminação do mesmo, e a aldosterona promove sua reabsorção.

 
Progesterona

Relaxa a musculatura lisa, o que diminui a contração uterina, para não ter a expulsão do feto. Aumenta o endométrio, pois se o endométrio não estiver bem desenvolvido, poderá ocorrer um aborto natural ou o ovo pode implantar além do endométrio. Este é responsável pela nidação do ovo. A progesterona nutre o ovo até o aparecimento da placenta, e, também promove o aumento precoce de gordura. Este hormônio é importante para o equilíbrio hidro-eletrolítico, além de estimular o centro respiratório no cérebro, fazendo com que aumente a ventilação, e consequentemente, fazendo com que a mãe mande mais oxigênio para o feto.
 

Estrogênio

Contribui para a manutenção hídrica, aumenta a circulação. Dividido em estradiol e estroma, que estão na corrente materna; e estriol, que está na corrente fetal e é medido para avaliar a função feto-placentária e o bem estar fetal.