O sistema hormonal feminino é formado por três grupos de hormônios: o primeiro é constituído dos fatores liberadores hipotalâmicos, o fator liberador do hormônio folículo-estimulante (FRF) e o fator liberador do hormônio luteinizante (LRF). O segundo são os hormônios da adeno-hipófise, o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), que começam a ser secretados em decorrência dos fatores liberadores hipotalâmicos. E o terceiro são os hormônios ovarianos, o estrogênio e a progesterona, que também, para serem secretados, dependem do estímulo de outros hormônios, neste caso, os da glândula adeno-hipófise.
A maturação sexual irá ocorrer por volta dos 10 a 12 anos de idade, na época conhecida como puberdade. O primeiro acontecimento desta época é a ativação do sistema hormonal feminino.
O hipotálamo, através dos hormônios liberadores e dos hormônios inibidores da liberação, regula a adeno-hipófise para secretar as gonadotropinas, o hormônio folículo-estimulante e o hormônio luteinizante. Esta secreção está aumentada durante a puberdade.
O hormônio folículo-estimulante e o hormônio luteinizante são regulados pelo hormônio liberador de gonadotropinas (GnRF).
As gonadotropinas são responsáveis por estimular a gametogênese e o crescimento das gônadas até sua maturidade. Além disso, elas desencadeiam a secreção dos esteróides sexuais, que são responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias e pelo crescimento corporal.
Nas mulheres, um dos eventos que ocorre na puberdade é a menarca (primeira menstruação). É a partir daí que começa a fase reprodutiva da mulher, com a liberação cíclica de gonadotropinas, ocasionando o ciclo reprodutivo ou ciclo menstrual.
A adeno-hipófise é a principal responsável pelo ciclo sexual, que é completamente dependente dos hormônios gonadotrópicos secretados por esta glândula.
Na puberdade, os ovários começam a ficar ativos, pois é a época onde há a estimulação dos hormônios gonadotrópicos. Essa estimulação irá causar alterações do ciclo ovariano, devido ao aumento e diminuição do FSH e LH, o que ocorre mensalmente no ciclo sexual feminino.