Menopausa
A menopausa significa o cessar de ciclos menstruais, na mulher. Esta época geralmente começa aos 45 a 50 anos, onde há falhas na ovulação destes ciclos, que se tornam mais irregulares.
Muitos folículos crescem, amadurecem e, em cada ciclo sexual, ou eles são ovulados ou se degeneram. Por volta dos 45 anos de idade, a produção de estrogênios diminui à medida que o número de folículos chega a zero. Vai chegar um momento que o estrogênio não pode mais inibir a produção de LH e FSH, produzindo ciclos oscilatórios.
O termo climatério se refere ao período de meses ou anos, em que os ciclos ovarianos vão se tornando irregulares e vão parando gradativamente.
A mulher quando entra nesta fase, precisa adaptar sua vida devido às alterações fisiológicas que ocorrem, pois há uma diminuição rápida do estrogênio e basicamente nenhuma progesterona é secretada depois do último ciclo ovulatório. As alterações que acontecem devido a falta de estrogênio são: "ondas de calor" caracterizadas por fluxo excessivo causando um rubor intenso da pele; sensação psíquica de dispnéia; irritabilidade; fadiga; ansiedade; e, às vezes, alguns estados psicóticos.
A feminilização reduzida que acontece na menopausa, é
devido ao declínio do estrogênio. Há uma diminuição
na massa das estruturas reprodutivas acessórias, nos depósitos
adiposos que são específicos do sexo, e na calcificação
óssea, elevado o risco de osteoporose.