NUTRIÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR E ESCOLAR

Érika Cristina J. Guimarães Paixão*

Sabe-se que as necessidades nutricionais infantis e dos adolescentes são, em termos relativos, maiores que as do adulto por estes encontrarem-se em fase de crescimento e desenvolvimento. Porém este crescimento não ocorre em um ritmo uniforme, sendo que do terceiro ano de vida até a puberdade o crescimento é menor se comparado aos dois primeiros anos e à adolescência; com isso as necessidades quantitativas do pré-escolar e escolar são menores e consequentemente essas crianças irão manifestar menor apetite.

Os profissionais de saúde precisam estar atentos a este fato e não confundir este fenômeno fisiológico com doença, gerando mais ansiedade aos familiares e/ou interpretações diagnósticas e terapêuticas desnecessárias ou mesmo prejudiciais. Faz-se necessário orientar e tranquilizar os pais, oferecendo-lhes algumas orientações básicas:

 

IMPORTANTE

 


*Bolsista de iniciação científica da FAPESP


Bibliografias Consultadas

ALVES, J.A.R. Alimentação do Pré-Escolar e do Escolar. Ped. Moderna vol.XXXII nº5 ago/95 p.496-500.

PENNA, H.A. Higiene Alimentar. In: MARCONDES,E.Pediatria Básica. São Paulo: Sarvier, 1994.


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