Enfermagem em 

Saúde da Criança

Érika Cristina J. Guimarães Paixão*


No século passado as crianças eram consideradas instrumentos de produção e por isso importava que as doenças fossem tratadas adequadamente para que as crianças pudessem voltar logo ao trabalho. Era comum que as crianças dos campos fossem tratadas por suas famílias ou um vizinho experiente, as crianças negras por seus donos, se estes estivessem dispostos a providenciar; e as índias, conforme as tradições de cada tribo. Existiam alguns médicos andarilhos, com suas várias formas de charlatanismo (WHALEY; WONG, 1989). 

Apesar de não existirem estatísticas de mortalidade do período colonial, as doenças epidêmicas que mais matavam nos Estados Unidos incluíam varíola, sarampo, cachumba, varicela, difteria, febre amarela, cólera e coqueluche. Além destas pode-se citar a tuberculose, as doenças nutricionais e os acidentes (WHALEY; WONG, 1989). Vale ressaltar que até hoje em países subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil, essas epidemias, com exceção da varicela, continuam ocorrendo. Somente na última metade do século XIX iniciou-se o estudo da pediatria, sob a influência de um médico nascido na Prússia, chamado Abraham Jacobi. Nesta mesma época, passou a ocorrer uma crescente preocupação com o bem estar social das crianças. Trabalho realizado por Lillian Wald (1867-1940) proporcionou efeito de longo alcance para a saúde da criança e Enfermagem Pediátrica. Wald iniciou o serviço de enfermeiras visitadoras na cidade de Nova Iorque e cooperou no estabelecimento da primeira Escola de Enfermagem de tempo integral (WHALEY; WONG, 1989). 

Hoje, a Pediatria é vista como um ramo da Medicina que atende o indivíduo durante o período da fecundação à puberdade. Este atendimento está dividido em duas atividades a Puericultura que trata da parte de prevenção, e a Clínica Pediátrica, que é curativa (Alcântara Apud MARCONDES, 1988). Sendo assim, a enfermeira possui atuação direta em ambas atividades, pois seu propósito é promover a prevenção de doenças ou lesões (através de trabalho educativo com os familiares), além da proteção e assistência às crianças. 

Segundo Sigaud e Veríssimo (1996), para que a assistência de Enfermagem à criança e sua família seja adequada, há a necessidade da detecção do conhecimento sobre crescimento e desenvolvimento. Este saber irá possibilitar à enfermeira: "avaliar a criança quanto ao crescimento, desenvolvimento, necessidades e riscos à saúde; compreender a criança, sabendo o que esperar dela em cada faixa etária; planejar, prestar e avaliar cuidado considerando suas necessidades relativas ao desenvolvimento; auxiliar os pais a compreenderem melhor as crianças e, desse modo, proporcionarem a ela atenção adequada; orientar a equipe de Enfermagem para prestar uma assistência global; atuar de modo mais efetivo, o que trará maior satisfação à enfermeira." 

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990 art. 2º, considera para o efeito dessa lei, "criança é toda pessoa de zero a doze anos de idade incompletos". Porém, excluiremos a faixa etária de zero a vinte e oito dias, visto que há uma especialidade do Departamento de Enfermagem responsável por essa população: Saúde Neonatal 


*Bolsista de iniciação científica da FAPESP 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • ALCÂNTARA, P. Introdução ao Estudo de Pediatria. In: MARCONDES, E. Pediatria Básica. 7.ed. São Paulo: Sarvier, 1988. p.3-10. 
  • BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE / MINISTÉRIO DA CRIANÇA Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990. 
  • SIGAUD, C.H.S.; VERÍSSIMO, M.L.R. Enfermagem Pediátrica: o cuidado de enfermagem à criança e ao adolescente. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1996. 
  • WHALEY, L.F.; WONG, D.L. Enfermagem Pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan, 1989. 

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